Pensando os processos de leitura e escrita na EJA: um trabalho exploratório das licenciaturas PUC-Rio no CIEP Ayrton Senna
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um desafio frequente nos estágios, aulas e oficinas das licenciaturas em nossa universidade. A necessidade de se discutir o tema com estudantes e professores da PUC-Rio motivou a criação de um grupo de trabalho interdisciplinar para promover a pesquisa e a prática nesta modalidade. Assim nasceu o projeto “Olhar para o jovem/adulto-estudante nas escolas parceiras da PUC-Rio: uma contribuição para a formação de professores”, o qual reflete sobre o espaço da Educação de Jovens e Adultos na formação dos licenciandos da PUC-Rio.
No âmbito do referido projeto, iniciou-se com alunos de EJA do CIEP Ayrton Senna, escola parceira da PUC-Rio, uma ação de apoio ao trabalho com leitura e escrita. Essa ação se desenvolveu durante todo o ano de 2024, com encontros de duas horas semanais. Baseados nos princípios da Prática Exploratória, prática voltada para o “trabalho para entender a vida na sala de aula” de modo colaborativo (ALLWRIGHT&MILLER), as licenciandas acompanharam e partilharam os processos de leitura e escrita, trocando experiências, propondo atividades e atendendo às demandas específicas dos alunos. Além disso, as licenciandas participaram das atividades do colégio e acompanharam a dinâmica das turmas, trazendo importantes discussões para o espaço da universidade, unindo suas experiências aos estudos de pesquisa e de ação.
O projeto segue em 2025, no sentido de ampliar e solidificar a discussão nos cursos de licenciatura, considerando as questões próprias da modalidade EJA com seus desafios, a fim de buscar a qualidade de vida para os alunos, dentro da escola, e de formar professores mais conscientes de sua inserção nas “diferentes faces” da Escola Básica.

Pessoas envolvidas no Projeto de apoio à Leitura e Escrita na EJA do CIEP Ayrton Senna:






