Criação

O Núcleo de Pesquisa e Reflexão sobre Cultura Digital e Ensino Médio (CDEM) foi financiado e criado no âmbito do programa FAPERJ E-45/2021, sob a rubrica geral da “melhoria dos processos de ensino-aprendizagem”, com os seguintes objetivos específicos:

  • Superar e mitigar os efeitos da pandemia
  • Buscar a excelência didático-pedagógica
  • Fomentar a melhoria da infraestrutura escolar
  • Promover o intercâmbio de instituições do ensino superior e pesquisa com escolas da rede pública

Temática

Sediado no CIEP Ayrton Senna (Rocinha), o projeto envolve o trabalho transdisciplinar sobre cultura digital, letramento midiático e aprendizagem escolar. Seu objetivo inicial era identificar linhas de ação pedagógica promissoras para o Ensino Médio no cenário pós-pandemia.

Estrutura do projeto

Algumas constatações importantes definiram sua estrutura, entre as principais o evidenciamento do papel das novas tecnologias na educação básica. Além das plataformas digitais de uso escolar, cumprem hoje papel relevante na subjetivação das juventudes as redes sociais, os influencers e a cultura gamer, não excetuadas as camadas socialmente menos favorecidas. Linguagens, práticas cognitivas e comportamentos sociais, mesmo noções básicas de orientação, proximidade e distância, resultam transformadas pelos hábitos tecnológicos. Tudo isso precisa afinal ser levado em conta na melhoria dos processos educativos.

Desafios

Os desafios são múltiplos, a começar pelo mapeamento da relação dos alunos com as novas tecnologias que definiu a primeira etapa do projeto. Se não é mais possível prescindir dessas “ferramentas”, certamente não se trata de formar “meros usuários de novas tecnologias” e para isso é preciso entender como o ecossistema digital adentra o ensino médio público.

Equipe

Integram o núcleo professores e estudantes do CIEP, licenciandos, professores e pesquisadores da PUC-Rio, além de convidados de outras instituições. Os componentes curriculares mais diretamente mobilizados foram as Ciências Sociais e a Filosofia, em diálogo próximo com a Geografia, a História, a Pedagogia e a Ciência da Computação. Conheça a equipe →

Escopo de trabalho

O escopo é todavia mais amplo: empregar conhecimentos teóricos e metodológicos na reformulação dos problemas descritos e fomentar o diálogo com os demais componentes curriculares do Ensino Médio, com a comunidade escolar e demais partes interessadas. O site ora apresentado compartilha as lições apreendidas por aqueles que tomaram parte mais diretamente do projeto e serve como lugar de continuidade do CDEM após a finalização do projeto que lhe deu origem.

Coordenação do projeto

Prof. Edgar Lyra (PUC-Rio)
Contato: edlyra@puc-rio.br